Design thinking

Design thinking

O Design Thinking é uma abordagem que vem sendo utilizada em diversas áreas empresariais de todos os segmentos, para encontrar soluções inovadoras, de forma coletiva e colaborativa, para problemas complexos. As pessoas são colocadas no centro do desenvolvimento da solução, assumindo diferentes papéis (personas) relevantes para o problema que está sendo trabalhado.

Esta abordagem não parte de análises estatísticas e cálculos matemáticos, mas do levantamento das reais necessidades dos consumidores. No entanto, a MCPartners acredita que o poder criativo da abordagem de Design Thinking possa ser potencializado com o uso do Big Data & Analytics, para trabalhar soluções inovadoras e de alto impacto, através da associação das reais necessidades dos consumidores com os insights extraídos das diversas bases de dados disponíveis, com o objetivo de desenvolver um novo produto ou melhorar o modelo de negócio das empresas, tornando-as mais competitivas.

Como a MCPartners pode apoiar?

A MCPartners está preparada para apoiar as empresas na busca por soluções inovadoras para seus problemas, utilizando a abordagem de Design Thinking aliada ao poder do Big Data & Analytics.

O Design Thinking tem foco no ser humano e utiliza a multidisciplinaridade e colaboração para buscar soluções inovadoras para o problema que se quer resolver. Esta abordagem utiliza sessões de workshop conduzidas pelos profissionais da MCPartners, onde os participantes são divididos em grupos que representam diferentes personas (atores em torno do tema), para trabalharem soluções/iniciativas sob diferentes perspectivas.

Geralmente, os workshops de design thinking possuem 4 etapas. As duas primeiras etapas detalham os desafios e oportunidades do negócio e selecionam o problema crítico a ser resolvido. As demais etapas detalham e priorizam as ideias relevantes para resolver o problema selecionado, constituindo a solução do problema. Tanto na preparação quanto na consolidação das soluções trabalhadas em cada workshop, a equipe da MCPartners trabalha as bases de dados disponíveis para suportar as ideias e soluções com insights de negócio.

design-thinking
design-thinking

Alguns exemplos práticos de uso do Design Thinking em conjunto com o Big Data & Analytics em diferentes áreas das empresas:

  • Definição de desafios e oportunidades, para desenvolver setores econômicos pré-selecionados (através do uso de Big Data & Analytics), no contexto do planejamento socioeconômico de longo-prazo de uma cidade brasileira. Detalhamento e priorização de ideias, sob diferentes pontos de vista, para compor as soluções setoriais para desenvolver / endereçar os desafios e oportunidades mais relevantes.
  • Detalhamento da visão de diferentes pontos de vista (personas) sobre as demandas dos clientes de uma empresa (comercial, marketing, logística e finanças), aliado a um exercício completo de análise das bases de dados da empresa para entender o perfil e comportamento dos clientes. O resultado foi o desenvolvimento de segmentos de clientes-chave e proposta de valor para cada segmento, o que contribuiu para o aumento de vendas e rentabilidade.
  • Utilização de Big Data & Analytics para entender a eficiência do modelo comercial de uma empresa, com análise de clientes, portfólio, geografia e canais de distribuição. Aplicação da abordagem de Design Thinking para detalhar mudanças importantes no modelo comercial de uma empresa, para aumentar a eficiência e os resultados.