As empresas de todos os setores econômicos são constantemente pressionadas a melhorar sua performance operacional, ao mesmo tempo em que devem manter o caminho do crescimento e da competitividade.
Programas de redução de custos funcionam, por um período de tempo, com foco específico no equilíbrio da operação e rentabilidade, mas podem não ser a solução que pavimenta o caminho do crescimento e competitividade.
Para que uma empresa otimize sua performance operacional de forma sustentável, são necessárias soluções para melhorar os resultados da empresa por unidade de custo ou esforço empregado. Estas soluções podem envolver várias ações e diversas áreas e funções da empresa, revendo os modelos e processos operacionais que irão garantir o aumento de produtividade e ganho de competitividade ao longo do tempo.
Alguns sintomas que evidenciam a necessidade de programas de eficiência operacional e redução de custos:
- Declínio das vendas e do market-share
- Baixa produtividade da força de vendas e da estrutura interna (back-office)
- Aumento de reclamações dos clientes e queda nos níveis de serviço
- Dificuldade de diferenciar clientes ao realizar investimentos, formar tabelas de preço e definir modelos de atendimentos
- Queda na rentabilidade da empresa
- Aumento do estoque além do planejado ou falta constante de estoque para atender às demandas do mercado
- Quantidade significativa de perdas e retrabalhos